Pages

26 de nov de 2012

Ficção Japonesa - Parte 2:Aliens de olhos puxados

Bem, tratando mais uma vez sobre ficção. 
Hoje tratarei sobre isso novamente, mas um pouco mais além: espaço e alienigenas! Autores como o já citado Tezuka, sempre gostaram do tema ficção científica. Tanto que é sempre usado em suas obras mais conhecidas, e vez ou outra, surgem subtipos dessas histórias: robôs, aliens, viagem no tempo, entre outros. Isso inspirou vários autores. O que nos leva a lembrar do meu post anterior com nomes de obras maravilhosas como Ghost in the Shell (Masamune Shirow), Macross (ao qual recomendo que procurem obras desenhadas por Haruhiko Mikimoto) e Gundam. Mas não foi só Osamu Tezuka quem inspirou as gerações atuais de desenhistas japoneses. Vamos viajar pelas estrelas!
    -"Espaço... A fronteira final
    Poucos aqui do Sarjeta conhecem essa série (talvez ninguém, além de mim). Mesmo eu só assisti três episódios em VHS. Está pensando que vou comentar sobre Star Trek? Até poderia, mas vou falar de A Lenda dos Heróis Galácticos, como algumas das melhores obras. A obra surgiu de uma série de livros que rendeu mangás e OVAs, criados por Yoshiki Tanaka, O enredo da história trata de dois personagens: o almirante Yan Wenli dos Planetas Livres, que tenta proteger a Aliança dos ataques imperiais; e do comandante Reinhard Von Lohebgramm, que busca vingança contra o imperador e um dia pretender tomar seu posto em Das Reich. Além do uso de ideias clássicas de guerra nessa história e algumas até de filmes (uma "aliança rebelde" contra o "império do mal" com nomes de teor fascista? Já ouvi isso antes...). A Lenda dos Heróis Galácticos traz também combates fantásticos! Batalhas colossais, o uso de gravidade de um planeta, se aproveitar de um buraco negro ou outras coisas do gênero são usados para favorecer os dois lados do conflito (isso me lembrou uma certa enterprise... que coisa!).
     -"No espaço, ninguém pode te ouvir gritar"
    Quem falar Goku como exemplo de alienígena eu juro que puxo o pé a noite! Sério. Voltemos para a Patrulha Estelar (ou Yamato). Além do fato de ter citado o patriotismo que esse anime/mangá possui, a obra também possui aliens. Lembrando que a história de Yamato foi sempre alvo de empresas interessadas em aproveitar os diversos enredos, dela foram feitas várias obras com temática diferentes. Vou colocar uma que os fãs adoram. Em uma história situada no futuro, a Terra está sob o domínio dos Gamilons, que utilizam a radioatividade para dominar o planeta. Em função disso, os humanos vivem em subterrâneos. Quando uma raça alienígena oferece ajuda aos terráqueos, uma tripulação é enviada ao planeta Iskandar com o objetivo de buscar a tecnologia necessária para destruir os Gamilons. Mas um dos destaque dessa versão é o vilão, que na primeira obra seria um inimigo, para após ver o valor da humanidade, se unir a eles em suas aventuras. 
  No próximo post é o último sobre ficção, trato de viagem no tempo e genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário