Pages

17 de jan de 2011

Glay, uma banda única!





GLAY é uma banda de rock e pop do Japão. Movimenta grandes públicos com seus shows e é considerada um dos principais nomes da música japonesa. Estima-se que as vendagens totais de seus nove álbuns major, cinco coletâneas e singles ultrapassem a quantidade de 50 milhões de cópias.
Segundo biografias, o nome da banda foi criado com a intenção de expressar o conceito de mistura idealizado pelo líder, TAKURO. O guitarrista e principal compositor do grupo queria tocar uma fusão de rock, que ele representou pela cor preta, e pop, representada pela cor branca, originando, assim, a cor cinza, que em inglês é "gray".[2] Como japoneses substituem "l" por "r", uma vez que o o fonema representado pela letra "l" não existe na língua japonesa, TAKURO batizou seu projeto de "GLAY", cuja pronúncia é "gurei".
Apesar de ser classificada como uma banda de rock, há controvérsias a respeito de seu estilo musical. Esse tipo de classificação, no entanto, parece preocupar mais ao público do que a própria banda, que assume o seu lado pop, colocando influências de diversos ritmos musicais em suas canções, sem no entanto, deixar suas raízes rock, que são sempre reafirmadas em sua música. Na palavras do vocalista TERU, "o GLAY não é pop, nem rock". Da mesma forma, há quem associe a banda ao estilo Visual kei, especialmente eu seu início de carreira, e há quem discorde dessa associação.
Independentemente de sua classificação, a popularidade da banda não se restringe ao público do Visual kei. O GLAY tem um público variado, diferenciando-se da maioria das bandas do gênero, cujo público costuma ser predominantemente adolescente e feminino. A maior parte de seus fãs está nas faixas dos 20, 30 e 40 anos de idade, e, embora no auge de sua popularidade a banda fizesse muito sucesso com o público feminino, ao longo dos anos passou a apresentar equilíbrio entre o publico masculino e feminino. Suas platéias também incluem crianças (muitas delas, filhos de fãs), e pessoas mais velhas.
Essa variedade de público é atribuída a diversos fatores: além da música oscilar entre o rock e o pop e, teoricamente, agradar a vários tipos de gostos, os integrantes não ostentam uma imagem agressiva. Seu jeito simples, espontâneo e bem humorado atrai a admiração do público e muitas vezes é comentado por outros artistas. Outro fator importante encontra-se nas melodias e nos arranjos, além da maturidade das letras, que falam de diferentes temas. O estilo de TAKURO lhe confere uma certa importância como compositor e letrista, frequentemente requisitado por artistas de diferentes gêneros musicais. TAKURO é o principal letrista e compositor, mas todos os integrantes colaboram com suas próprias canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário