Pages

4 de dez de 2010

Final Fantasy
















Final Fantasy  é uma série de RPG para games (PC ou consoles hoje em dia), produzido pela Square (atualmente Square Enix). Final Fantasy já teve diversos jogos para:consolas portáteis e consolas , dois MMORPG, dois jogos para telefone, quatro animes e três filmes em CG.
O primeiro jogo da série estreou no Japão em 1987, sendo lançado três anos depois no Ocidente. A série já foi lançada para diversas plataformas.
Em termos gerais, os jogos da série são ambientados em mundos de fantasia, repletos de magia e elementos medievais misturados com tecnologia futurística. Os diversos episódios da série não possuem muitas conexões entre si no que diz respeito ao enredo, com excepção de Final Fantasy X e sua continuação X-2, mas diversos elementos, como cristais, chocobos, o sistema de batalha, alguns itens e a trilha sonora de Nobuo Uematsu são recorrentes. Muitos consideram Final Fantasy a série de jogos mais importante da história dos videojogos. No Ocidente, Final Fantasy encontrou como concorrente a série de RPG da SEGA, Phantasy Star. Entretanto, o maior rival se encontra na série Drago Quest, também da Square Enix, muito popular no Japão.

Final Fantasy I
Final Fantasy é um jogo RPG desenvolvido e lançado pela Square em 1987, e lançado na América do Norte pela Nintendo em 1990. Foi o primeiro jogo da série Final Fantasy. Originalmente lançado para a Nintendo Entertainment, recebeu conversões para diversas plataformas, algumas vezes junto com o sucessor Final Fantasy II.
A história do jogo segue quatro jovens chamados "The Light Warriors" ("Guerreiros da Luz"), que obtêm quatro orbes elemetais, que perderam o poder devido a quatro monstros, os Fiend of Chaos (Demónios do Caos). Na sua jornada, os guerreiros enfrentam estes monstros para restaurar o poder dos cristais e assim salvar o mundo. Final Fantasy foi bem-sucedido comercialmente, e junto com Dragon Warrior influenciou todos os RPGs para consola que o sucederam.

O dificil começo
Em 1987, a Square uma pequena empresa de jogos japonesa passava por problemas financeiros. Os investimentos da Square foram perdidos após uma série de jogos fracassados, como Death Trap, Cruise Chaser Blassty, Alpha, King´s Knight e o jogo de tiro em plataforma Aliens.
Mas ainda com recursos para uma última tentativa, o diretor de planejamento e de desenvolvimento da Square, Hironobu Sakaguchi recebeu a missão de criar um jogo que salvasse o incerto futuro da Square na indústria.Quando perguntado sobre que tipo de jogo ele gostaria de fazer ele respondeu: "Eu não acho que seria capaz de fazer um bom jogo de ação. Acho que sou melhor em contar histórias."
Inspirando-se em outros jogos eletrônicos de rpg de sucesso na época como Dragon Quest, Legend of Zelda e Ultima, Sakaguchi criou um jogo com um imenso terreno a ser explorado e uma grande história a ser contada.
Convencido que este jogo no Famicon seria sua última cartada ele ironicamente deu-lhe o nome de Final Fantasy (fantasia final).
Lançado para o Famicom em 18 de dezembro de 1987, dois dias antes do jogo Phantasy Star da SEGA. Final Fantasy (FF) teve a direção do próprio Sakaguchi, o desenhista de mangá Yoshitaka Amano fez o design de personagens e um reconhecido compositor de músicas para jogos Nobuo Uematsu cuidou da trilha musical.
FF teve um repertório musical vasto para um jogo na sua época com quase 20 faixas diferentes tocando no decorrer do jogo. Algumas reapareceram nas sequências como a música da tela de título, a fanfarra da vitória no fim de cada batalha e o tema de abertura que se tornou como um hino da franquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário