Pages

26 de set. de 2011

Verossimilhança e Realismo! Qual são as diferenças???

Verossimilhança é diferente de realismo.
Numa história realista, um guerreiro pode ser golpeado e ficar um tempo fora de combate. Enquanto num contexto verossímil, pode haver modos rápidos de cura, como magia, tecnologia ou regeneração génetica. O importante é que esse elementos sejam conhecidos dos leitores.
Realismo funciona como na vida real. Numa história verossímil, tudo pode ser diferente - mas há regras a se seguir. No mínimo, existe uma explicação plaúsivel para certas coisas, como poderes e suas fontes.

Muitos dissem que certas coisas são impossíveis, mas cabe ao autor tornar o cenário verossímil ou realista.
Não gosto de comix pois os elementos de algumas histórias são toscas! Mas em filmes americanos podemos ver coisas bem boladas (diferente do disfarce do Super Homem, em Clark Kent). Você pode não querer resolver o problema só o esconder em alguns roteiros. Em Star Wars, George Lucas (meu idolo para histórias medievais!) colocou brilhantemente "muitos espiões bothans morreram" no processo de descobrir o ponto fraco da Estrela da Morte. Espiões são plausíveis em uma guerra. O público aceita que o duto seja vulnerável, porque era um segredo que o duto seja vulnerável, mas foi descoberto a muito custo




Os personagens podem ter atitudes heróicas não necessariamente realistas
A prova disso é o heroísmo; nem todos são tão heroícos na vida real, mas há sempre momentos de superação... um exemplo que chega a beirar isso é o anime Naruto, onde a vontade de superar e salvar o que acreditam ser certo fica acima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário