Pages

19 de abr de 2013

O que é um Trading Card Game?

O que são os jogos de carta colecionavéis? Bem, também chamados de card games ou jogos de estampas ilustradas (esse último é patético) são jogos em que dois ou mais jogadores duelam entre si para testar decks (baralhos) de cartas em um jogo. Ao qual, só um dos jogadores ou lados, pode ser vencedor.
Normalmente um jogo desses tem algumas prerrogativas:
  • se compra decks prontos - nem sempre é assim;
  • se compra boosters (pacotes separados) - nem sempre é assim;
  • gasta-se muito dinheiro - BASTANTE MESMO - para se montar um deck forte;
  • pensa-se em uma estratégia.
São vários e diversificados estilos de jogos. Mas alguns se destacam hoje em dia:
  • Magic The Gathering
  • Pokémon
  • Yu-gi-oh!
Magic é uma criação da empresa Wizard of the Coast. A idéia de Magic é básica: usasse uma história de um mundo escrito para criar cards com as habilidades relacionadas com os personagens dos livros. Só fiquei sabendo de um livro da linha Magic, que teria sido traduzido para o português. Mas o jogo possui vários elementos de RPG e contos fantásticos: forças sobrenaturais divididas em 5 cores (branco, azul, preto, vermelho e verde), com grandes heróis de diversos tipos de "classes" e magias que literalmente podem devastar o mundo de jogo.
O jogo virou tão viciante e fez tanto sucesso que ela se tornou forte o bastante para comprar a TSE, criadora de Dungeons & Dragons. Hoje em dia existe até games para PS3 para se jogar Magic!

Pokémon é uma febre mundial em animê e mangá. Odeio esse anime mas admito que o criador foi esperto. Em vários meios vendem produtos com a marca dos monstrinhos de bolso: bonés, camisetas, brinquedos, chaveiros, e toda sorte de outras coisas relacionadas.
A Wizard of the Coast vendo o quanto seria rendável esses monstrinhos fez o seu jogo de cartas dele. Os pokemons são dividos em: fighting, grass, fire, water, uncolorless, entre outros. Até hoje faz sucesso entre os fãs do jogo.

Yu-gi-oh! é um animê que fala sobre o jovem Yugi Moto, que ganha de seu avô o Enigma do Milênio. Esse artefato antigo tem relação com um jogo de cartas que tinham haver com o fim do mundo e o roubo de almas. Ironicamente, um jogo de cartas começa a fazer sucesso no mundo (Monstros de Duelo), ao qual trazem a tona um estranho e obscuro lado do jovem Yugi... Que talvez não seja ele mesmo.
O jogo é uma cópia do famoso Magic. Qualquer um que conheça Yu-gi-oh! e Magic tem consciência disso. Até o fundo das cartas é parecido! Mas nada que tire a diversão dos fãs. A prova é que já existem 4 versões do mesmo anime de jogo de cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário