Pages

27 de abr de 2013

Game: Touhou

Touhou Project é uma franquia de jogos muito popular no Japão e, embora algumas vezes você não saiba do que se trata, certamente já viu imagens das personagens ou referências espalhadas por aí. Então,  relaxe, dê o play no vídeo abaixo e vamos falar de Touhou!



Touhou Project é uma série de jogos para PC criada pelo Team Shanghai Alice em 1996. O TSA é um grupo de uma pessoa só…  O criador Ota Junya, mais conhecido pelo pseudônimo ZUN, fez tudo sozinho: criou a história, as personagens, desenhou tudo, programou e compôs todas as músicas! É o cara, né? Entretanto, é muito difícil ver uma foto dele, e quando se vê, ele quase sempre está com um copo (ou lata) de cerveja na mão.
O primeiro jogo da série realmente tem cara de “1,2,3 testando” porque nele só temos a protagonista presente, de resto é tudo diferente: a jogabilidade, as personagens… Curiosamente no primeiro jogo da série temos o único personagem masculino, que depois nunca mais aparece.




Atualmente existem treze jogos oficiais da franquia, sem falar nos spin-offs e nos inúmeros doujins. Os cinco primeiros jogos saíram especificamente para o NEC PC-9891, uma plataforma pouco conhecida fora do Japão, mas bastante influente lá e que teve vários jogos populares como Ys e True LoveO primeiro, de 1996, talvez seja o mais destacável por ser o mais diferente de toda a série. Neste jogo, a protagonista Reimu Hakurei ficava no sul da tela e tinha que derrotar os inimigos rebatendo com seu gohei (bastão) uma bola de Ying-Yang que fica quicando pela tela. Se a bola tocar em você, já era.  Também era possível lançar os tradicionais ofudas (que nos próximos jogos virariam metralhadora), mas estes não causam dano nos inimigos, servindo apenas para desviar a rota da bola.
Já no Touhou 2, o paradigma do jogo se torna o conhecido. Marisa Kirisame aparece pela primeira vez. Até o 5, os jogos mantêm o mesmo estilo, possuindo apenas gráficos de 16-bit. Uma curiosidade é que a versão original de Bad Apple!! do Alstroemeria Records/Masayoshi Minoshima, uma das músicas doujin mais famosas de Touhou, tem sua origem no Touhou 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário