Pages

14 de jun. de 2012

Outros estilos: Gothic Lolita (extraido de Alucard.webbly.com)


Já falei disso aqui no blog mas voltemos a falar!


Para muitos o termo Lolita é logo associado ao famoso livro de Vladimir Nobokov, no qual o autor nos narra a obsessiva paixão de um homem de meia-idade por uma astuta e sedutora menina de 12 anos, a personagem título. Mas em terras nipônicas e entre os apreciadores de sua cultura pop, o termo define uma maneira de se vestir que se popularizou entre as adolescentes japonesas no início da década de 80.

Diferentemente do erotismo associado às Lolitas ocidentais e embora exista um “sub-estilo” chamado Ero-Loli, as meninas que se vestem de acordo com este estilo visam parecer meigas e inocentes, como bonecas de porcelana. A estética das roupas é relacionada aos períodos Rococó, Vitoriano e Eduardiano. Geralmente possuem muitos babados e rendas, saias amplas de comprimento até o joelho e blusas e/ou casacos com mangas bufantes e longas. Entre os acessórios encontram-se meias 7/8, algumas vezes listradas, tiaras e pequenas cartolas. A maquiagem é leve, com leve enfoque no blush e os sapatos vão desde botas com saltos plataformas até Mary Janes (sapatos de boneca) com bico arredondado.

Pode-se dizer que o surgimento da moda urbana das Lolitas está relacionado à cultura do Kawaiino Japão. Tendência comportamental que começou na década de 70 e atingiu seu ápice na de 80, Kawaii, que pode ser traduzido como fofo ou adorável, exalta tudo aquilo que é doce, inocente, puro, gentil e até infantil. Enquanto em outras partes do mundo, o estímulo é para que as crianças e jovens amadureçam cada vez mais rápido, no Japão a imagem juvenil e dócil é mais apreciada, fato observável pelos vários mascotes “fofinhos” presentes em instituições governamentais como prefeituras e postos policiais
Com o tempo, a moda das Lolitas cresceu e misturou-se com outras referencias e outros “sub-estilos” surgiram, dentre os quais podemos citar:

Sweet Lolita: Focam mais no aspecto infantil e tem como temas mundos fantásticos como os de Alice no País das Maravilhas. Usam tons pastéis, laços, fitas e estampas coloridas de frutas, bolos e corações.

Classic Lolita: Estilo mais maduro e sofisticado, utiliza cores mais suaves na maquiagem e nas roupas.

Ero Lolita: Versão mais sensual do estilo, utiliza corpetes e saias mais curtas, porém sem exageros.


Country Lolita: São as que focam na temática campestre. Utilizam bastante xadrez e estampas florais e pequenos chapéus de palha.

Punk Lolita: Traz elementos da moda punk ao estilo Lolita, como xadrêz, gravatas, correntes e alfinetes entre outros.

Wa Lolita: Combina indumentária tradicional japonesa com a moda Loli.

Qi Lolita: Similar à Wa Lolita, porém coma utilização de vestimenta tradicional chinesa.

Shiro e Kuro Lolita: Se vestem totalmente de branco (shiro) ou preto (Kuro).



Gothic Lolita: Traz temáticas sombrias a moda Loli, com cores escuras, maquiagem um pouco mais carregada.

Guro Lolitas: As guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita) são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".


Hime Lolita: Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

Deco Lolita: Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário