Pages

2 de jul de 2012

O Festival do Japão: uma alternativa mais barata e melhor no dia do Anime Friends

Sei que muita gente nesses dias vai estar no Anime Friends mas... Eu vou estar aqui! 

O FESTIVAL DO JAPÃO, que atualmente é considerado o maior evento da cultura japonesa da América Latina, foi realizado pelo KENREN pela primeira vez em 1998, comemorando os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, com o objetivo de divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.

Todos os anos, o evento tem a preocupação de trazer atividades diferenciadas, além de novidades, curiosidades gastronômicas, tecnologia e dicas de saúde e bem-estar. Diversas entidades e instituições públicas e privadas do Brasil e do Japão participam do Festival, possibilitando a integração e o intercâmbio de informações entre os dois países.

O evento começou em 1998. Nos quatro primeiros anos, o Festival foi realizado no Parque do Ibirapuera, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, e nos três anos seguintes, no pátio do estacionamento da Assembleia Legislativa. A partir da 8ª edição, em busca de maiores instalações, o FESTIVAL DO JAPÃO foi transferido para o Centro de Exposições Imigrantes, em 2005. Já são 8 anos no Centro de Exposições Imigrantes. Completamos 15 anos de festivais ininterruptos, com sucesso cada vez maior, enorme repercussão na mídia e reconhecimento geral da população e dos órgãos internacionais, federais, estaduais e municipais. 

Em 2008, comemoramos o Ano do Centenário da Imigração Japonesa, e em 2010, falamos sobre as artes das províncias japonesas, estabelecendo um novo recorde de público (190 mil visitantes). Na 14ª edição do Festival, em 2011, as atividades tiveram o tema "ALIMENTAÇÃO E LONGEVIDADE", além da exposição especial sobre a reconstrução do Japão, após o terremoto e o tsunami ocorrido em março de 2011. Foram recebidos 180 mil visitantes.

Em 2012, celebrando os 15 anos de FESTIVAL DO JAPÃO, o evento será realizado nos dias 13, 14 e 15 de julho, com o tema "Sustentabilidade e o Futuro da Humanidade". A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - KENREN, realizadora do evento, mantém o espírito inicial que norteou a criação do Festival: a divulgação da cultura e das tradições japonesas e o apoio às entidades assistenciais, mantendo o caráter de evento sem fins lucrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário