Pages

22 de set. de 2011

X-Japan


Isso é até um texto curto se comparado com toda a história dessa banda, que se não é precursora do visual kei, é a mais conhecida.
Aproveitei pra falar dela pelo show que houve (e que eu, e a Kamui não fomos) no Brasil faz poucos dias.
O grupo usava o conceito de "Psychedelic Violence - Crime of Visual Shock" (literalmente "Violência Psicodélica - Crime do Choque Visual") e são costumamente referenciados como os fundadores do movimento visual kei no Japão, apesar deles não terem sido a única banda a se vestir de forma colorida e selvagem em sua época. Esse estilo também é chamado de Visual Kei.
Inicialmente a banda se chamava Noise.
Yoshiki é o fundador do X Japan, e um de seus membros mais talentosos. Ele toca teclado, piano e bateria, ele também pode tocar guitarra e baixo e já demonstrou isso diversas vezes. Em 1982, Yoshiki junto com Toshi (vocal) formam a banda 'X". Ainda como X lançam os singles "I'll kill you", "Orgasm" e o álbum "Vanishing Vision".
Em 1988 eles fizeram 'Vanishing Vision' o seu primeiro álbum e contratou um segundo guitarrista, Hide. O álbum foi lançado em na nova gravadora de Yoshiki, Extasy Record. Foi um grande sucesso e eles mudaram para Sony Records. Foram feitas mais álbuns ("Blue Blood" e "Jealousy") e mais turnês.
Com Jealousy eles tentaram sair para os Estados Unidos mas ninguém lá queria bandas de visual kei. Rebatizaram a banda como X-Japan, porque na América do Norte já havia uma banda chamada X. A banda teve grande sucesso no Japão e os membros também fizeram projetos solo.
Neste momento Taiji (baixo) deixou a banda e foi substituido por Heath. Yoshiki escreveu os 23 minutos de "Art of Life", longa canção que foi o primeiro registro em sua nova gravadora Atlantic.
Em 1996, finalmente chegou o seu último álbum "Dahlia". Na primavera de 1997, Toshi (vocal) decidiu sair da banda por "razões artísticas e religiosas", assim anunciou a dissolução da banda X-Japan em setembro de 1997. Eles fizeram um show Goodbye final em Dezembro. É tocante. Especialmente a parte que toca Forever Love... Meu... Como amo essa música!
Os membros fizeram projetos solos diferentes. Em 1998, uma tragédia aconteceu... Hide teria cometido suicídio por razões desconhecidas. Os fãs ficaram chocados. Yoshiki veio a público para dar a notícia.
Os membros do X-Japan somem da mídia...
Em 2000 ele começou um retorno com seu projeto Violet UK ...
Em 2001 o último concerto ao vivo é lançado em CD.
Em 2003 Yoshiki ficou bem ocupado:
Yoshiki produz diferentes cantores e bandas para sua Registros Extasy rótulo.
Yoshiki junta-se ao Globe banda.
Yoshiki volta aos palcos:Yoshiki & Tokyo City Philharmonic com Violet, fazendo um show de estréia no Reino Unido!
Uma das maiores provas que o X-Japan esta ativo é sua participação na trilha sonora do filme SAW IV (Jogos Mortais 4), com direito a clipe homenageando Hide em 2007.
X-Japan, até hoje é referência como estilo, sonoridade e música boa em se tratando de j-rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário