É realmente fácil soltar "gritos furiosos" pela net de como um mangá deve ser traduzido, ou como um anime deve ser dublado (como já disse Toren Smith). Eles não deveria ser censurados, muitos concordam. Mas não estamos no Japão! Onde isso é "mais livre".
As cenas de as sangrias, as torturas, sexo e as grotesquices são normais lá na mídia deles. Mas não tão comuns num universo ocidental (tô me referindo aos animes e mangás).
Mas dizer que os mangás e os animes são sem censura no Japão é besteira! Mais pra frente coloco dois exemplos.
Mas dizer que os mangás e os animes são sem censura no Japão é besteira. Quando artistas entregam storyboards, não é incomum certos painéis serem cortados ou editados. Porém, uma editora americana de nome Eros - especializada em quadrinhos eróticos - fez uma ação ousada, retirando as partes cobertas pelos editores japoneses. Eu mesmo já vi um hentai de Toshiki Yui editado pelo mercado americano.
Sempre fui contra a censura em relação a animes e mangás, mas confesso que ela é necessária em alguns pontos. Não para controlar como um grilo falante e teimoso e sim para não piorar a imagem que os mangás e animes tem para com algumas pessoas, de forma negativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário